INSTITUCIONAL
Conheça o IBRACONT e sua estrutura de trabalho criada pelos Associados e para os Associados
O IBRACONT
O Instituto Brasileiro de Administração Contratual – IBRACONT é uma entidade dedicada à promoção da Administração Contratual como ciência essencial na sustentabilidade de contratos firmados para o desenvolvimento de soluções de Engenharia e Construção de infraestrutura pública e privada para setores fundamentais no desenvolvimento econômico e social de qualquer país, como os setores de transportes, energia, saneamento e indústria, nos quais os desafios contemporâneos demandam soluções especializadas, multidisciplinares e integradas.
Nesse sentido, o IBRACONT proporciona o diálogo e cooperação entre entidades parceiras brasileiras e internacionais, especialistas experientes e novas gerações de profissionais associados ao instituto, que atuam em ambientes corporativos e acadêmicos, criando uma rede multidisciplinar nas áreas técnica e jurídica comprometida com a excelência na Administração Contratual, contribuindo para a modernização do ambiente de negócios e para a entrega de projetos de infraestrutura com maior valor agregado à sociedade.
Atua como um centro de referência na profissionalização da Administração Contratual, disseminação de conhecimento, além do desenvolvimento de boas práticas e métodos que contribuem para a eficiência na execução dos objetos contratados, para o cumprimento de obrigações contratuais, e para a mitigação de litígios, de forma a estimular a excelência operacional das partes contratantes.

PROPÓSITO
Fomentar a profissionalização da administração contratual por meio de pesquisa, capacitação, disseminação de conhecimento técnico e incentivo ao aprimoramento de políticas públicas e privadas relacionadas à gestão de contratos, contribuindo para a maior eficiência, transparência, segurança jurídica e qualidade na contratação de bens, serviços e obras em diversos setores.
MISSÃO
Promover a excelência na administração contratual no Brasil por meio da capacitação técnica, desenvolvimento de boas práticas, produção de conhecimento e fomento à ética e à transparência nas relações contratuais públicas e privadas.
VISÃO
Ser referência nacional e internacional na formação, pesquisa e inovação em administração contratual, contribuindo para a melhoria da governança, eficiência e sustentabilidade nos contratos.
VALORES
Ética, Integridade, Excelência, Profissionalismo, Colaboração, Comprometimento Pluralidade, Sustentabilidade e Inovação.

ESTRUTURA
DIRETORIA EXECUTIVA - DE
Responsável por conduzir as atividades técnicas, operacionais e administrativas do IBRACONT, garantindo que suas ações estejam alinhadas aos objetivos estratégicos definidos no Estatuto Social.
DIRETORIA DE ESTRATÉGIA INTERNACIONAL E ALIANÇAS - DEIA
Responsável por desenvolver relacionamento e parcerias com instituições internacionais de engenharia, construção, consultoria e projetos, assim como, benchmarking, intercâmbio profissional entre empresas internacionais e nacionais, eventos, práticas, publicações e normas técnicas.
NÚCLEOS REGIONAIS - NR
Responsáveis por desenvolver e disseminar nas regiões abrangidas, eventos, cursos, workshops, normas técnicas, publicações no âmbito da administração contratual.
DIRETORIA EXECUTIVA

ILMA
TRINDADE
Arquiteta e Urbanista

ROBERTO
BARRAL
Engenheiro Civil e Administrador de Empresas

IVALDO
MONTEIRO
Engenheiro Civil

PABLO
BETHONICO
Engenheiro Eletricista

RICARDO
ALEXANDRE
Engenheiro Civil

CARLA
ALVES
Advogada

MARINA
SPAGNOLO
Engenheira Civil

FERNANDA
MENDES
Advogada

PAULA
SANCHEZ
Engenheira Mecânica

A Diretoria Acadêmica do IBRACONT é composta por núcleos distribuídos pelos estados do Brasil, cujo objetivo é produzir conteúdo técnico-científico voltado aos assuntos da Administração Contratual. A composição por estados proporciona o profundo conhecimento das características/particularidades de cada localidade, de modo a oferecer ao gestor e ao administrador de contratos a completa visão das necessidades dos contratos desenvolvidos nas diversas regiões do país.
Os núcleos são coordenados por um profissional da área técnica (engenheiro/arquiteto) e um advogado para garantir que a produção do conteúdo de cada núcleo tenha a visão integrada por essas duas áreas que compõem a administração contratual.